História

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO

Fundada em 1982, a AMATRA 12 é a entidade que defende os direitos, os interesses e as prerrogativas dos Magistrados do Trabalho congregados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Sua sede é em Florianópolis, onde seus associados se reúnem para debater questões político-institucionais relevantes, notadamente aquelas ligadas à evolução, democratização e transparência da Justiça do Trabalho. Suas ações buscam a valorização e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, a manutenção das instituições democráticas, a preservação do Estado de Direito e a consecução da Justiça Social.

Seus associados, além de exercerem a magistratura, destacam-se por primarem em seu desenvolvimento intelectual. Muitos deles - mestres e doutores em Direito, autores de livros e outras obras jurídicas - freqüentemente são solicitados a participar de palestras, congressos, debates, entrevistas e outras formas de atuação no meio social e acadêmico.

Por meio de ações de cunho social - e neste aspecto destacam-se as campanhas pela erradicação do trabalho infantil e trabalho escravo -, a AMATRA 12 integra-se com a sociedade. Atualmente, está também engajada na implantação do programa TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA, que pretende abordar noções de cidadania e Direito do Trabalho nas escolas públicas de Santa Catarina.

ESCOLA DA MAGISTRATURA
Para contribuir com o aprimoramento cultural e a ampliação do pensamento jurídico sobre o Direito do Trabalho, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região mantém a Escola da Magistratura e Pós-Graduação em Direito do Trabalho. Em 2009 a Escola da Magistratura está com a maior quantidade de turmas de toda sua história. Além de duas em Florianópolis, conta com turmas em Itajaí, Joinville, Criciúma e Chapecó.