Criar iniciativas inovadoras nas atividades jurisdicionais, de governança e gestão. Este é o foco do programa que o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) lançou na última sexta-feira (31.05), em Florianópolis. O projeto, chamado de Inova TRT-SC, pretende também aprimorar a administração do órgão perante a sociedade e fazer parte do ecossistema de inovação que está em expansão no estado.

Além da apresentação do programa, foi lançada uma consulta pública com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho (JT) no Brasil. A pesquisa está aberta a toda a sociedade e possui questões sobre temas comuns a todos os órgãos da JT, como prestação jurisdicional, gestão de custos e Processo Judicial Eletrônico (PJe), entre outros. O objetivo é que as respostas da consulta sirvam de base para diversas atividades de inovação que serão realizadas dentro do programa.

Viabilizado por meio de uma parceria entre TRT-SC e o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o programa contará uma série de ações ao longo do ano. Entre elas estão a capacitação do público interno para mudança de cultura voltada para um ambiente de inovação, a criação do primeiro laboratório de inovação no âmbito da Justiça Trabalhista, LabInova12 e a realização de um evento de Hackathon (maratona de desenvolvimento de novos projetos e ideias inovadoras), entre outras atividades.

Segundo os mantenedores do programa, o Inova TRT-SC quer aproximar a Justiça Trabalhista do ecossistema de inovação com o objetivo de mobilizar pessoas no enfrentamento dos desafios da instituição sendo as soluções aliadas, ou não, à tecnologia, estimulando a concepção de projetos inovadores visando a desburocratização e a transparência.